2006-09-28

FORISTA

Na Internet, o Fórum, a praça pública onde se discutem assuntos especializados ou gerais, ganhou nova pujança. Há fóruns de tudo e mais alguma coisa. Curiosamente, se a tradição dicionarística não atribuía ao participante no Fórum nenhuma denominação, a sua ausência nos dicionários actuais é já incompreensível. É verdade que cada língua procura adaptar à sua índole potenciais neologismos que vão sendo propostos. Uns vencem, outros ficam pelo caminho. Em inglês, a proposta forumers não parece ter vingado, tal como em francês. Em espanhol, balança-se entre o forero e o forista, com primazia para o primeiro. Já estamos a ver porquê: rima com torero, símbolo nacional.
Em português, temos três possibilidades: forense, foreiro e forista, além de possíveis perífrases. Tanto forense como foreiro são, efectivamente, adjectivos relativos a foro, fórum. Mas possuem um carácter muito técnico, ora judicial, ora tributário ou enfitêutico.
Em português, parece-me que a palavra forista, adjectivo ou nome, é perfeitamente válida para definir "o que participa no fórum" ou " o que possui a qualidade de participar no fórum". Tem ainda a vantagem de ser uniforme quando determinado em género, feminino ou masculino. Na minha participação em fóruns, assumi escrever forista. Muitos outros "foristas" assumiram e assumem esta forma, e não tenho visto outra. Portanto, e salvo melhor opinião, proponho que se continue a escrever forista. No futuro veremos se a palavra venceu, e se é dicionarizada.