2006-07-21


SANTA IGNORÂNCIA...
Segundo uma “grande” revista portuguesa, Victoria Beckham mandou tatuar, em hebraico, as seguintes frases: Eu sou o meu amado. O meu amado é meu. E opina, a grande jornalista, mais ou menos assim: Victoria é uma presunçosa, uma enfatuada, e só assim se compreendem aquelas frases, ou aquele "sacrifício". Que vontade de sorrir… Se a primeira frase fosse exactamente aquela, até teria grande sentido, lembrava o “Transforma-se o amador na coisa amada”, do grande Leão Hebreu ou de Camões, na linha neoplatónica da época. Mas a frase é ligeiramente diferente, e é retirada do Cântico dos Cânticos, belíssimo poema litúrgico atribuído a Salomão: Eu sou do meu amado. [O meu amado é meu]. Assim se simboliza na tradição judaica a síntese das almas concretizada no casamento. O gesto de Victória é um gesto lindo. A interpretação da jornalista é uma barbaridade. Santa ignorância…